CONCEITO

  • Calor

Quando dois corpos são colocados em contato, ocorrerá uma transferência de energia de um corpo para outro quando entre eles existir diferença de temperatura. Assim, também podemos dizer que calor é a energia térmica em trânsito. Energia térmica denomina-se energia total de vibração das moléculas de um corpo.

  • Temperatura

Toda a matéria é formada por moléculas e uma de suas características é o seu movimento de vibração, a qual também é chamada de energia cinética de vibração. Portanto, ao nível de vibração de moléculas de um corpo chama-se de temperatura.

Com o conhecimento do conceito de temperatura e calor, podemos dizer o equilíbrio térmico entre dois corpos ocorre quando estiverem à mesma temperatura.

MEDIDA DE TEMPERATURA

Quando um corpo é submetido a variações de temperatura, ocorre também a variação de sua propriedade física. Alguns casos onde a temperatura influencia:

  1. variação da resistência elétrica de um condutor
  2. variação de dimensões de um sólido
  3. variação de pressão de gases
  4. variação de volume dos líquidos

UNIDADES

Para expressar as unidades de calor, estabeleceu-se um ponto de partida, ou seja, a quantidade de calor necessária para se fornecer a uma massa de água para sua temperatura se elevar de 14,5 ºC, submetida à pressão de uma atmosfera.

Então temos:

  1. massa água = 1 g – cal (caloria)
  2. massa água = 1 Kg – Kcal (quilocaloria)
  3. 1 cal = 4, 18 J (joule)
  4. 1 kcal = 1000 cal

TERMÔMETRO

Com o passar do tempo, o homem sentiu a necessidade de medir ou avaliar a temperatura de um corpo, pois já tinha conhecimento da medida de comprimento, de volume, de um líquido e entre outros.

Assim, através de vários experimentos, consequentemente, a ciência criou os termômetros, instrumentos capazes de registrar a temperatura dos corpos, baseando-se na fixação de dois pontos, ou seja, no ponto de gelo (fusão do gelo) e no ponto de vapor (ebulição da água), e em seguida graduação numérica.

Os termômetros são composto por um tubo de vidro, que em seu interior contém uma coluna líquida, a qual será responsável pela variação e marcação da temperatura, geralmente em escada de graus. É comum utilizarmos termômetros de mercúrio e de álcool colorido, pois são substâncias sensíveis a variação de temperatura. Porém, entre muitas escalas termométricas, adotaram-se as mais conhecidas:

  • a Celsius (ºC): onde o ponto de gelo corresponde ao valor zero e a de vapor corresponde a 100. O intervalo entre os pontos fixos foi dividido em 100 partes iguais, estabelecendo-se que cada uma dessas partes equivale a variação de 1 grau Celsius. É a escala mais utilizada.
  • a Fahrenheit (ºF): onde o ponto de gelo corresponde ao valor 32 e o ponto de valor corresponde ao valor de 212. O intervalo entre os pontos fixos foi dividido em 180 partes iguais, estabelecendo-se que cada uma dessas partes equivale a variação de uma grau Fahrenheit (1 ºF). É uma escala de grande utilidade nos países de língua inglesa .
  • a Kelvin (ºK) ou Escala Absoluta: onde o ponto de gelo corresponde ao valor 273 e o ponto de vapor corresponde ao valor de 373. O intervalo entre os pontos fixos foi dividido em 100 partes iguais, estabelecendo-se que cada uma dessas partes equivale à variação deum grau Kelvin (1 ºK). É uma escala de utilidade nas pesquisas científicas.

Como todas as escalas apresentam seus pontos fixos, estão podemos estabelecer suas relações:

C/100 = F – 32 /180 = k – 273/100